quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Coreia do Norte: Convenção do Partido dos Trabalhadores


Nas ruas da capital da Coreia do Norte, Pyongyang, vários cartazes promovem hoje a convenção do Partido dos Trabalhadores, um evento histórico que se especula servirá para preparar a sucessão de Kim Jong Il.

Na Coreia do Norte existem três Partidos:
  • Partido dos Trabalhadores da Coreia 
  • Partido Social Democrata 
  • Partido Chondoísta (de inspiração religiosa e rural, uma das primeiras organizações a lutar contra a ocupação japonesa)
 
Sem certezas sobre o início do encontro – apontado para o início de setembro –, ganha força a teoria de que, durante a maior reunião política norte coreana dos últimos 30 anos,  Kim Jong Il garantirá ao seu filho Kim Jong Un uma posição chave dentro do partido, abrindo caminho à sua sucessão.

A capital surgiu enfeitada com cartazes anunciando um evento, que, segundo um professor norte coreano, pode constituir “um ponto de viragem” para a nação comunista.

“Façamos um evento festivo que brilhará na história do nosso país e do nosso povo”, pode ler-se num dos cartazes.

Kim Chang Gyong, professor da Academia Norte Coreana de Ciências Sociais, disse à agência AP que os delegados tratarão de um “assunto urgente”, sem mais explicações.

“Acho que o encontro será uma ocasião importante entre os nossos esforços de construção de uma ponderosa nação socialista… numa altura em que existe a exigência de um novo ponto de viragem”, disse.

A convenção do Partido dos Trabalhadores é o maior encontro desde o histórico congresso de 1980 em que Kim Jong Il foi confirmado como líder.

Kim Jong Il terá tomado posse em 1994 quando o seu pai, Kim Il Sung, morreu de ataque de coração, na que foi a primeira transferência hereditária comunista de poder.

Com informações de Lusa

Leia neste Blog: 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário