terça-feira, 13 de julho de 2010

Fidel fala das reais intenções estadunidenses


Conforme divulgado aqui neste espaço, Fidel Castro apareceu na TV cubana para discorrer sobre a situação no oriente médio e a possibilidade de uma nova guerra nuclear.


O ex-presidente de Cuba Fidel Castro participou nesta segunda-feira (12/7) de um programa da televisão oficial cubana em que tratou de questões internacionais, como as sanções contra o Irã e o conflito entre as Coreias.

Para Fidel, os Estados Unidos estão orquestrando uma série de pretextos para agredir o Irã e assim isolá-lo internacionalmente. O ex-presidente disse ainda que as recentes sanções aplicadas à nação iraniana são provas das reais intenções norte-americanas e advertiu ao mundo sobre a ameaça iminente que isto representa.

O líder cubano explicou que assim como a agressão contra um barco sul-coreano supostamente realizada pelos EUA para provocar uma guerra entre as duas Coreias, as sanções contra o Irã ilustram a preocupação norte-americana com o domínio da tecnologia nuclear, motivo o suficiente para uma possível guerra contra os iranianos.

Além disso, o ex-presidente lembrou que a suposta agressão da Coreia do Norte contra a Coreia do Sul serviram de pretexto para os EUA manterem suas bases militares no Japão.

“É muito curioso que esta suposta agressão tenha coincidido com o pedido do novo líder japonês para devolver o território ocupado em Okinawa pelas tropas norte-americanas”, disse Fidel de acordo com o jornal cubano Juventud Rebelde.

Durante a entrevista, Fidel foi acompanhado pelo jornalista Randy Alonso, mediador do Mesa Redonda, pelo historiador Rolando Rodriguez, pelo presidente da Comissão Econômica da Assembleia Popular Nacional e pelo diretor do CNIC (Centro Nacional de investigações Científicas).
  
Abaixo, o programa completo:


















Com informações de Cubadebate e Opera Mundi

Nenhum comentário:

Postar um comentário