Especialistas cubanos e estrangeiros advogam por um melhor trabalho comunitário, durante o VI Encontro Internacional "Presença de Paulo Freire”, com sede em Cienfuegos, Cuba.
O encontro, que se celebrará até 09 de maio, acolhe a delegados de países como Venezuela, Brasil, Equador, França, Canadá e Estados Unidos, que debaterão sobre a necessária sistematização de práticas sócio-educativas e artísticas.
Mariano Isla Guerra, coordenador do Centro Nacional de Superação para a Cultura (CNSC), explicou que o evento possibilitará o contato direto com a população, rompendo assim as barreiras criadas por meios de comunicação estrangeiros para desvirtuar a realidade cubana.
Agregou que os encontros incluem uma conferência interativa dada por Oscar Jara Holliday, coordenador da Rede Regional de Educação Popular ALFORJA e da Internacional de Sistematização.
Durante o dia de hoje os participantes no encontro visitarão a Finca Agroecológica de Plantas Medicinais do Galego Otero, a sede do grupo Teatro dos Elementos, o centro universitário do município de Palmira e os conselhos populares de Arriete e a Cidade Eletro-Nuclear.
O brasileiro Paulo Freire, falecido em 1997, foi diretor do Departamento de Extensão Cultural da Universidade de Recife e legou aos países terceiro-mundistas o acervo de uma pedagogia social e transformadora, com teorias aplicáveis em todos os tempos.
Fonte: ACN
Nenhum comentário:
Postar um comentário