sábado, 15 de maio de 2010

Assentados participam de feira nacional em Porto Alegre

Famílias de assentados que fazem parte de cooperativas e grupos ligados à Coceargs (Cooperativa Central dos Assentamentos do Rio Grande do Sul) estão participando, em Porto Alegre, da Brasil Rural Contemporâneo - 7ª Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária.
As cooperativas e os grupos levaram para o Cais do Porto, na Capital gaúcha, um pouco da diversidade produzida pelas famílias assentadas no Rio Grande do Sul.
As tendas da Coopat (da cidade de Tapes) e da Coopan (da cidade de Nova Santa Rita) comercializam arroz agroecológico produzido em oito assentamentos de seis cidades da região metropolitana.
As famílias deverão colher, nesta safra, cerca de 177 mil sacas de arroz orgânico. A Cooperterra, de Tupanciretã, mostra a produção de leite e criação de gado no sistema ecológico PRV (Pastoreio Racional Voisin).

Fonte: MST 

O grupo de mulheres que faz os produtos Pão da Terra comercializa pães, cucas e bolachas. Também há o estande da erva-mate Rainha do Sul, da produção de sementes agroecológicas da rede Bionatur (assentados de Hulha Negra e região Sul do país) e do Iterra (Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária), que traz seus produtos agroindustrializados como geléias.

A Coceargs ainda montou seu próprio estande na praça de alimentação da feira, em que faz carreteiro de arroz orgânico, churrasco e suco natural na hora para vender.

A Brasil Rural Contemporâneo - 7ª Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária prossegue até domingo. A entrada é franca.
Atualmente, existem no estado cerca de 250 assentamentos da reforma agrária, em que vivem em torno de 11 mil famílias.

Todos foram conquistados com a luta das famílias organizadas no MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário