terça-feira, 9 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher: feministas realizam Grande Agitação em Resistência


"Memória e justiça para as mulheres". É com este tema que mulheres, feministas, defensoras dos direitos humanos, estudantes, profissionais e pesquisadoras participarão, entre os dias 8 e 14 de março, em Tegucigalpa e La Esperanza, da "Grande Agitação Feminista em Resistência". A mobilização é organizada pelas Feministas em Resistência, participantes da Frente Nacional de Resistência Popular de Honduras (FNRP).

Além da Grande Agitação de Feministas, ocorrerá o II Encontro Nacional pela Refundação de Honduras "Instalação da Primeira Assembleia Nacional Constituinte Popular e Democrática", promovido por: Movimento pela Refundação de Honduras, Conselho Cívico de Organizações Populares e Indígenas de Honduras (COPINH), Movimento Amplo pela Dignidade e Justiça (MADJ), e todas as organizações da FNRP.

As ações serão para celebrar o centenário da declaração do Dia Internacional da Mulher, data para recordar as lutas das mulheres e para homenagear 129 trabalhadoras que morreram queimadas, em 8 de março de 1908, em um incêndio provocado pelo patrão, em Nova Iorque. No entanto, em Honduras, a data também será para denunciar a situação do país após o golpe de Estado.


"Denunciamos que em nossa nação se impôs um regime em que impera a repressão como política de Estado. A administração atual deu continuidade ao regime de fato instaurado após o golpe de Estado de 28 de junho de 2009. A ultradireita se instalou nas instituições do Estado em seu afã de deter, a qualquer custo, as reformas políticas que demanda nosso povo", destacam em comunicado.

As feministas ainda denunciam as violações aos direitos humanos e às garantias individuais de hondurenhos e hondurenhas. "Em sua tentativa de deter o curso da história, os poderosos recorrem à instauração de um Estado policial militar de corte fascista", afirma. Prova disto são os assassinatos de defensores/as de direitos humanos e membros da Frente. "Mais de 150 jovens foram assassinados, desaparecidos, torturados ou perseguidos por estarem vinculados à Resistência", denunciam.

Retirado de ADITAL 

Nenhum comentário:

Postar um comentário