quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Colômbia: Uribe bombardeia indígenas


Entre Mutatá e Murindó, municípios pertencentes ao departamento de Antioquia, a Força Aérea Colombiana (FAC), joga bombas de 500 kg com a finalidade de desterrar os nativos das suas terras e entregá-las à multinacional Muriel.

Uribe Vélez, com a falsa desculpa de que a guerrilha se esconde entre a população civil, pretende tampar e justificar seus crimes. “Uribe diz que a FAC é “cuidadosa” com os civis e acusa as FARC de camuflarem-se, escreve a revista Semana.com.

Os militares “têm sido muito responsáveis, muitas vezes estes bandidos do terrorismo tem-se refugiado nas casas e isso levou à Força Aérea a se abster, a abortar um procedimento de bombardeio”, afirmou furioso Uribe.

Mas os resultados saltam aos olhos. “Os esposos Marta Ligia Majoret, de 38 anos e José Rubiano Bariquira, de 23, encontram-se no hospital São Vicente de Paula, feridos quando o exército bombardeou a sua casa em Urada Jiguamiandó, no Urabá antioquenho”.

Outra denuncia a mais contra o governo colombiano. A Organização Indígena de Antioquia (OIA) afirma que:

“Segundo a população indígena, o lugar dos fatos está muito perto de uma base da XVII Brigada, e que desde o dia 24 de dezembro está presente no território. Ao seu critério, a versão de que o Exército estava atacando à guerrilha é duvidosa, pois a área é monitorada pelos militares permanentemente”.

Como bem diz Antonio Caballero na sua última coluna da Revista Semana, em relação à moral de Uribe Vélez:

– Grana ou chumbo.

Fonte: ANNCOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário