quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Conflito marítimo entre as Coreias

Um conflito militar ocorreu ontem (10/11) entre a Coreia do Sul e República Popular Democrática da Coreia (RPDC) no Mar Amarelo, e cada um dos lados acusou o outro de ter cruzado primeiro a fronteira marítima.
Segundo a Agência de Notícias Yonhap da Coreia do Sul, que citou uma fonte do Ministério da Defesa do país, um navio de patrulha da RPDC "'cruzou a "Linha do Limite do Norte" no Mar Amarelo. As embarcações sul-coreanas supostamente emitiram alertas e trocaram disparos com o navio da RPDC, que sofreu danos leves. Até agora, não há informações sobre vítimas. 
O comando do Exército Popular da RPDC divulgou um comunicado, acusando as embarcações sul-coreanas de terem tomado ações militares provocadoras e exigindo que a Coreia do sul peça desculpa pelo assunto. 
Segundo o comunicado, os barcos de patrulha da Coreia do Norte avistaram um objeto estranho adentrando em suas águas territoriais, ao aproximar-se para uma melhor averiguação visual, sofreram disparos de navios sul-coreanos, não restando outra alternativa senão o revide imediato.



Com informações de KCNA e China Radio Internacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário