terça-feira, 27 de outubro de 2009

Fugiu da Coreia do Sul para a Coreia do Norte

Kang Dong-rim, tem 30 anos, é sul-coreano. Trabalhou numa fábrica de semi-condutores da Samsung e agora trabalhava numa empresa agrícola.

Há poucos dias, conseguiu cruzar a fronteira, desertou da Coreia do Sul para a Coreia do Norte. 
Segundo a agência de notícias norte-coreana KCNA, Kang, há tempos, pensava em viver na Coreia do Norte.
Apesar da escandalização por parte da imprensa ocidental(e do silêncio por parte da Coreia do Sul), não é raro gente do Sul "desertar" para o norte.
Tem até desertores americanos da época da guerra na península vivendo por lá.


Um dos casos é o de John Dresnok, bem documentado pela Al Jazeera:
 

 

E pela CBS também. 





Essa é mais uma das peculiaridades do regime norte-coreano; um estado de economia planificada, de modelo stalinista, onde o governo funciona através da manutenção de uma dinastia iniciada por Kim Il Sung, o homem que liderou a libertação nacional após séculos de domínio japonês e de outros impérios.
É pródigo em receber cidadãos do lado capitalista da península.
Tem milhares de pessoas que trabalham na Rússia e na China e que retornam normalmente à Coréia do Norte para ver a família, ou quando largam do emprego.

  • A Coréia do Norte é tão ou mais bloqueada economicamente que Cuba.
  • A Coréia do Norte sofre sabotagens e espionagens constantes assim como Cuba.


Apesar de toda campanha demonizadora da mídia, é bom despir-se de preconceitos ao se fazer uma análise da experiência norte-coreana.
Principalmente os militantes de esquerda, afinal,  quando chegar o dia em que o modo de produção socialista for predominante, será que ele será igualzinho em todas as regiões do mundo???
Há que se respeitar a escolha de cada povo, e também as diferenças culturais, fora isso, socialismo não é receita de bolo.

NA PRÁXIS, com informações de Al Jazeera, CBS e Reuters.

2 comentários:

  1. Juche não é socialismo ...

    ResponderExcluir
  2. Sou socialista, mas você tem a coragem de dizer que a Coreia do Norte é um bom sistema? TODA A ALIENAÇÃO DA MÍDIA É POUCO PARA AQUILO! Estou esperando aflitamente para que aquele lugar se torne um pouquinho mais capitalista. Assim como Cuba, o PIB vai se multiplicar por 11 vezes.

    ResponderExcluir