terça-feira, 13 de outubro de 2009

Entenda o caso CUTRALE

A imagem da derrubada de uma plantação de laranjas por tratores que, segundo alega a mídia, eram pilotados por integrantes do MST, chocou a classe média brasileira.
Somando-se a isso, uma retórica completamente ideológica criminalizando este movimento social durante as reportagens da grande mídia.
Pronto: estava feito o estrago, de um lado, a empresa que emprega e produz para o país, de outro, os "baderneiros" do MST.

Antes de deixar aqui uma entrevista com o Economista João Pedro Stedile, enumero alguns FATOS:
  • Os 2,5 mil hectares  utilizados pela fazenda da empresa CUTRALE são terra ROUBADA de todos nós, a área pertence à união.Não entendo o porquê de, os defensores midiáticos dos "homens de bem" que "pagam impostos e são honestos", não denunciarem estes ladrões (grileiros de terra)  
  • A CUTRALE, empresa que se apoderou de terras da união para seu próprio lucro, detém 30% do suco de laranja no mundo, e sofre processos por formação de cartel.
  • A CUTRALE sofre processos por despejar esgoto não tratado nos rios da região.
  • Ao contrário do que se espalha, a união não doou as terras para a CUTRALE, o INCRA está brigando na justiça contra a empresa para recuperar as terras griladas.
  • A CUTRALE é ré em processo por formação de cartel
  • A CUTRALE é ré em processo por posse ilegal de armas de fogo.
  • A Cetesb  - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo já multou a CUTRALE por emissão de fumaças tóxicas.
  • A Cetesb - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo já multou a CUTRALE por causar mortandade de peixes nos rios próximos às suas plantações
Estes são FATOS, todo resto é ideologia.

Agora, segue a entrevista com Stedile, retirada do site do MST:



O integrante da coordenação nacional do MST João Pedro Stedile desmente as acusações de vandalismo na área da Cutrale, denuncia as consequências da exploração da empresa sobre os agricultores e cobra a apuração dos fatos.
"As famílias acampadas nos disseram que não roubaram nada, não depredaram nada. Depois da saída das familías, e antes da entrada da imprensa, o ambiente foi preparado para produzir imagens que impactaram a população. Propomos a constituição urgente de uma comissão independente que investigue a verdade", afirmou.
João Pedro também ressalta as diferenças entre o modelo de produção do agronegócio e da pequena agricultura: enquanto 98% do suco de laranja do país é exportado, o MST reitera seu compromisso com a produção de alimentos que cheguem à mesa do povo brasileiro.
Leia na íntegra as respostas da entrevista, concedida por e-mail ao jornal Folha de S. Paulo neste sábado (10/10) e publicada nesta segunda-feira (12/10).
Independente da situação legal da propriedade (o MST diz que é grilada), a ação em Iaras chama a atenção pela destruição deliberada de alimentos. Foi um erro destruir aqueles pés de laranja?
O fato de a área ser grilada, confirmado pelo Incra, não é algo secundário. Esse é o fato. Um dos princípios que o MST respeita é a autonomia das familias de nossa base tomar suas decisões, a partir das circunstâncias que vivem. As familias estão acampadas há mais de cinco anos. Entendemos a indignação daquelas familias. À distância, a população pode achar que derrubar pés de laranjas foi uma atitude desnecessária. A direita, por meio do serviço de inteligência da PM, soube utilizar as imagens contra a Reforma Agrária, se articulando com a Rede Globo para usá-las insistentemente. Nunca a Globo denunciou a grilagem, nem a superexploração que a Cutrale impõe aos agricultores.
Ao destruir alimentos, o MST não teme perder o apoio das camadas mais pobres da população, como das 12 milhões de famílias que dependem do Bolsa Família para comprar sua própria comida?
Cerca de 98% da produção de suco no pais é exportada. Esse suco não vai para a mesa dos pobres, com ou sem Bolsa Família. Já o nosso modelo para a agricultura brasileira quer assegurar a produção de alimentos, a geração de emprego e renda no meio rural. Queremos produzir comida e, inclusive, suco de laranja, para chegar à mesa de todo o povo brasileiro. Não para o mercado externo. Mesmo assim, a área de exploração da laranja diminiu em 400 mil hectares nesses dez anos, pela exploração que a Cutrale impõe aos agricultores.
O presidente Lula chamou a ação de "vandalismo". O movimento ainda o enxerga como um aliado dos trabalhadores sem terra?
Nós também condenamos todos os vandalismos. Usar 713 milhões de litros de venenos agricolas por ano, que degradam o meio ambiente, envenenam as águas e os alimentos tambem é um vandalismo. Nesse caso, o presidente está mal informado. Pois as famílias acampadas nos disseram que não roubaram nada, não depredaram nada. Depois da saída das familías, e antes da entrada da imprensa, o ambiente foi preparado para produzir imagens que impactaram a população. Propomos a constituição urgente de uma comissão independente que investigue a verdade.
É correto hoje dizer que a conjuntura nacional, principalmente de estabilidade econômica e de assistência oficial aos milhões de pobres do país, é desfavorável ao MST?
Os dados do censo agropecuário do IBGE revelam que menos de 15 mil latifundiários são donos de mais de 98 milhões de hectares. Cerca de 30% dos moradores do meio rural não sabem ler e escrever! E 80% não terminou o ensino fundamental. A renda média dos assalariados do campo é menos do que um salário mínimo. Diante dessa realidade, reafirmamos que é fundamental democratizar a propriedade da terra, como manda a Constituição, e mudar o modelo agrícola, para priorizar a produção de alimentos sadios - em equilíbrio com o ambiente e sem agrotóxicos - para o mercado interno. Os que acham que a Reforma Agrária não é mais necessária estão completamente alheios aos problemas e aos interesses do povo brasileiro.
Essa conjuntura deixa o MST sem foco?
Ao contrário. Nunca antes na conjuntura brasileira foram tão necessárias essas mudanças. Os grandes proprietários de terra se misturaram com o grande capital financeiro. Bancos e empresas transnacionais controlam a agricultura. E quando ocupamos uma terra para pressionar a aplicação da Reforma Agrária, enfrentamos todo esse mundão de interesses. O Brasil precisa de um projeto popular de desenvolvimento voltado para o povo, que de fato combata as causas estruturais da desigualdade social e garanta o acesso à terra, educaçao, moradia e saúde a todos os brasileiros, e nao apenas a uma minoria. E essa é a bandeira do MST.
Algum nome colocado para as eleições de 2010 anima o movimento? Dilma? Marina?
O MST sempre preservou sua autonomia. Nossos militantes participam das eleições como qualquer cidadão brasileiro. Infelizmente, cada vez que chega o periodo eleitoral, a direita se assanha para enquadrar as candidaturas contra o MST e a Reforma Agrária. Esse pedido de CPI tem apenas motivaçao eleitorial. O Roberto Caiado [líder do DEM na Câmara e fundados da UDR] confessou que o objetivo da CPI é provar que o governo repassa dinheiro para o MST fazer campanha para a Dilma. Essa afirmação no mínimo é ridicula para qualquer sujeito bem informado, se não viesse de uma mente improdutiva como todo latifúndio.
 

7 comentários:

  1. Ô Chico, parece que o Cassel não pensa da mesma forma, né???? Já tão votando sanção para ele???heheh E a Ana Julia no Roda viva, coisa feia...é pp, pmdb, pr, e lá vai pedrada... E mudança estrutural nada.

    ResponderExcluir
  2. Na minha opinião, ministro Cassel está atuando dentro das limitações que este governo impõe...E acerca da Ana Julia, não sei do que falas, de repente seria da composião...Num estado como o Pará, a primeira coisa, é fazer o enfrentamento com os latifundiários, que dispõem de milícias de jagunços prontos a matar trabalhadores..."mudança estrutural": cobrar a Ana Júlia por não fazer a revolução?Isso beira a sacanagem.Bom, o Zé Maria é contra Chávez e Evo ...

    ResponderExcluir
  3. Se o governo impõe limites a ponto de um pretenso militante da esquerda, ministro, ter que fazer o jogo da midia conservadora, estando ao lado do latifundio, e sendo marionete, uma das principais, no espetáculo que levou a aprovaç~~ao da cpi do mst, então, é hora de questionar esse governo e esse militante. Militante que acredita ser perfeitamente possivel o convivio entre entre o agrobu$ine$$ e a agricultura familiar. Vai entender. E sobre a ana julia é sim sobre a composição. Ela tá enfrentado o latifundo ao lado do Barbalho??? O que eu mais vejo lá é militante social ser preso...e ela se enfrentado com o MST, e não enfrentando. Quem cobrou fazer revolução? Quer um exemplo?
    Governadora do Pará promove soldados que participaram de massacreNOTÍCIAS RELACIONADAS
    21/08/2009 20h23
    Integrante do MST morre em conflito com PM gaúcha
    30/07/2009 10h47
    Sem-terra ocupam mais uma fazenda de Daniel Dantas
    02/05/2009 17h34
    Sem-terra querem Incra na reforma agrária de SP
    08/04/2009 20h30
    MST invade fazenda na BA e cobra desapropriações
    06/04/2009 20h01
    MST protesta contra atraso de cestas básicas no PR
    Veja Mais

    Foi com "perplexidade" e "surpresa" que o Movimento dos Sem-Terra (MST) recebeu a notícia da decisão da governadora do Pará, Ana Júlia Carepa (PT), de promover a cabo mais de 80 soldados que participaram do massacre de trabalhadores rurais em Eldorado do Carajás, no sudeste paraense, ocorrido em abril de 1996

    ResponderExcluir
  4. Realmente se aliar com o barbalho é sem problema...é tático para avançar mesmo...tá bom

    ResponderExcluir
  5. E outra, nem reformista tu é Chico?? Agora é feio falar até em mudança estrutural?

    ResponderExcluir
  6. A Cutrale produz suco de laranja. Só isso. Se a terra é do governo ou não pelo menos está produzindo alguma coisa. O valor social de uma empresa é o que ela produz para a sociedade. Se essa terra estivesse nas mãos do governo ou do MST não estaria produzindo nada. Se dependessemos desse Stedile od do Bruno Maranhão para nos alimentarmos estaríamos definhando igual ao povo cubano. Essa é a verdade. O resto é papo de uma ideologia que não trouxe nada de bom para a humanidade.

    ResponderExcluir
  7. Mudança estrutural é revolução ...

    Enquanto corneteias, aparecem direitosos como este acima...

    ResponderExcluir