sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Não esquecemos o 11 de setembro ... de 1973!

Há exatos 36 anos, era destruída a primeira experiência de implantar o modo de produção socialista dentro de um modelo de democracia liberal.
Em 11 de setembro de 1973, a direita utilizou-se do terror para massacrar a democracia e derrubar o governo chileno de Salvador Allende.
O ataque aéreo ao palácio La Moneda, sede do governo marcou o desfecho dos acontecimentos.
Esse é o 11 de setembro esquecido pela imprensa burguesa, que se encarrega de lamentar o golpe no orgulho imperial, ocorrido em 2001, evento que, por sinal ,deflagrou duas lucrativas guerras de ocupação, contra o povo afegão e contra o povo iraquiano.
Em nome da ... democracia!
É interessante ver como a direita tem dois pesos e duas medidas no tratamento das coisas; enquanto critica o sistema da Coréia do Norte, e também de Cuba, onde reclama a implantação do modelo de eleições liberal, apoia a ditadura assassina e machista da Arábia Saudita.
E caso um Allende, um Evo ou um Chávez saiam vitoriosos nas eleições de seus países, é justificável derrubá-los, afinal o povo é ignorante e , "iludido por promessas populistas", vota errado. 
Como gosta de falar um certo camarada, não é falta de sensibilidade afirmar que os acontecimentos de 11 de setembro de 2001 acabam adquirindo certo um ar de "justiça poética" frente ao império.
Abaixo, este blog apresenta dois vídeos:
O último discurso de Salvador Allende



Sugestão de filme: Chove sobre santiago

Um comentário:

  1. E acredita que em Santiago do Chile, país hoje absolutamente neo liberal, há uma rua chamada 11 de setembro? Depois de todas as mortes causadas por Pinochet, como o seu povo ainda não arrancou esta placa das ruas?
    Triste um povo como o chileno hoje se encontra: assustado, conservador, mercantilizado...
    E sua classe mé(R)dia, infelizmente, diz que "é triste que Pinochet tenha matado gente, mas eu hoje posso comprar uma geladeira de última geração"...
    Intés....

    ResponderExcluir