domingo, 27 de março de 2011

Jimmy Carter planeja nova viagem à Coreia do Norte

  Carter com Kim Il Sung
 
 
O ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter prevê viajar novamente à Coreia do Norte, talvez em abril, em uma visita de caráter "estritamente privado", tal como informou nesta quinta-feira o Departamento de Estado americano "Fomos informados de sua viagem", assinalou o porta-voz interino do Departamento, Mark Toner, em sua entrevista coletiva diária.
Toner, no entanto, disse não saber se houve contatos prévios entre o Departamento de Estado e o ex-presidente para sua viagem à Coreia do Norte, mas negou que Carter tenha previsto levar uma mensagem do Governo americano ao regime de Kim Jong-il.
"O ex-presidente Carter viaja com caráter estritamente privado. Não viaja com uma delegação oficial dos EUA e não leva nenhuma mensagem oficial", afirmou o porta-voz.
Segundo a revista "Politico", a viagem de Carter, que governou os Estados Unidos entre 1977 e 1981, possivelmente ocorrerá em abril.

O ex-governante tem experiência em lidar com o fechado regime da Coreia do Norte, onde é uma personalidade respeitada. Ele já visitou o país em várias ocasiões, a última em agosto de 2010 para negociar a libertação do professor americano Aijalon Mahli Gomes, que foi preso e condenado por entrar ilegalmente no território norte-coreano.

 Jimmy Carter conseguiu livrar Gomes da prisão

 Carter visitou Pyongyang em 1994, depois que o regime comunista ameaçou processar combustível nuclear e o Governo de Bill Clinton pediu à ONU que aprovasse sanções contra o regime comunista.
Naquele ano, o ex-presidente americano se reuniu com o então líder norte-coreano e pai do atual, Kim Il-sung, e conseguiu que a Coreia do Norte conversasse com os EUA, em negociações sem precedentes que levaram a um acordo de desarmamento nuclear.
Washington insiste que a Coreia do Norte deve adotar "medidas concretas" para sua desnuclearização. 

Com informações de Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário