quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Neto de Josip Tito cria novo partido na ex-Iugoslávia

Veja o que já escrevemos sobre Tito por aqui.
 

Joska Broz apresentou na segunda-feira (6) às autoridades sérvias as assinaturas necessárias para o registro formal do que declarou ser o Partido Comunista. Broz afirmou que o partido é resultado da união de diversos grupos comunistas.

Em 29 de novembro milhares de ex-iugoslavos celebraram a antiga festa nacional do dia de criação da República Socialista Federada da Iugoslávia, destruída criminosamente pela ação combinada do imperialismo germano-americano e das burguesias fascistas locais.

Milhares de cidadãos desprovidos de sua pátria comum se afirmam como de "identidade nacional" iugoslava, em claro desafio à contrarrevolução reinante.

Na Sérvia, 80.721 pessoas se declaram "iugoslavas", tendo se convertido na quarta minoria nacional, depois dos húngaros, bósnios e ciganos da etnia Rom.

Na província de Voivódina são mais de 50 mil "iugoslavos", em Belgrado são quase 22 mil e em Subotica 8,5 mil.

Na realidade, milhares ainda se declarariam "iugoslavos", caso não fossem submetidos ao terror dos burgueses que dominam a Eslovênia, a Croácia, a Bósnia, Montenegro, Sérvia e Macedônia.

Em Zagreb, diante do chauvinismo dos Ustachás (fascistas croatas) nasceu a "Aliança dos Iugoslavos", que hoje exige o reconhecimento.

Original em Vermelho
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário