O encontro, ocorrido há 50 anos, entre o líder da Revolução cubana, Fidel Castro, e o lutador pelos direitos civis nos Estados Unidos, Malcom X, foi celebrado neste domingo, no Harlem, tradicional bairro negro de Nova Iorque.
Várias organizações militantes recordam a histórica reunião entre Fidel Castro e Malcom X em um quarto do hotel Theresa em 1960.
O hotel Theresa localiza-se no coração do Harlem. Fidel estava em Nova Iorque para a Assembleia Geral da ONU, quando, com problemas de segurança e hostilizado pelas autoridades locais, resolveu hospedar-se nesse hotel barato do marginalizado bairro.
A população local e ativistas negros fizeram a segurança do único estadista em toda história a hospedar-se por lá.
Malcom X nutria profundo respeito pela revolução cubana, e a enxergava como um paradigma para as lutas dos oprimidos do continente.
O líder negro foi assassinado 5 anos depois, na mesma cidade, ao dar um discurso.
O líder negro foi assassinado 5 anos depois, na mesma cidade, ao dar um discurso.
Esse encontro gerou um livro, que tem até tradução para o português:
Fidel & Malcolm X - Lembranças de um Encontro, de Rosemari Mealy, editado pela Editora Casa Jorge, em 1995.
Em 1995, Fidel retorna ao Harlem, como pode ser conferido no Youtube:
Fontes: Cambios en Cuba e Cuba Sí
momento histórico.
ResponderExcluirObrigada pela lembrança!
Permitam-me a autopromoção. Aliás, ótima dica. Tive o privilégio de traduzir uma série de textos sobre "O Protesto Negro", Editora Laemmert, RJ. Entre os diversos líderes, Malcolm X, James Baldwin, Martin Luther King. Mais um Apêndice que acrescentei sobre algo que poucos conhecem: "Autodeterminação para os Negros Americanos", de Leon Trotsky. Em abril de 1939 Trotsky e vários de seus camaradas promoveram três discussões sobre o problema do negro americano, tomando por base o documento "Notas Preliminares à Questão Negra", assinalado por um militante chamado George. O documento e a discussão foram publicados no boletim interno do Partido Socialista (Socialist Workers Party).
ResponderExcluirPoxa Wladimir, que interessante seu trabalho, cara! Meus parabéns! Você teria alguma arquivo em PDF para disponibilizar para estudo? Agradeço desde já! Forte abraço!
ExcluirEeeehhh mas se malcomx soubesse o que fidel faria com os negros em cuba quando conseguisse chegar ao poder com certeza nao passaria nem perto desse verme
ResponderExcluirVai estudar jumento, ele já era presidente de Cuba
ResponderExcluirPobre de direita fdp
Excluir