quarta-feira, 23 de junho de 2010

A triste sina de Heloísa Helena


Por Emir Sader

Heloisa Helena havia feito campanha contra o aborto, embora presidente de um partido que havia se pronunciado a favor. Ao mesmo tempo, ela afirmou que preferia seus 10 minutos na TV Globo do que não renovar a concessão do canal de televisão privado venezuelano feito por Hugo Chavez.

Sabia-se, pelo seu próprio estilo – revelado claramente na campanha eleitoral de 2006 -, que ela atua individualmente e não como dirigente de um coletivo partidário. Recentemente ela questionou o resultado da consulta interna feita para indicar o candidato à presidência. Ela preferia que o PSOL apoiasse Marina, mas rapidamente se revelou, nas negociações, como não havia identidade ideológica e política mínima entre o partido e a candidatura da Marina.

Heloisa Helena tinha afirmado que não faria campanha nas eleições para o vencedor da consulta – Plinio de Arruda Sampaio. Mais recentemente, reafirmou que apóia Marina nas eleições presidenciais, contrariando frontalmente a posição formalmente adotada pelo PSOL. Plinio pediu que ela seja removida da direção do PSOL, pelas posições que tem tomado.

Heloisa Helena disse também que “já entregou sua cota” e que agora se dedicaria ao povo do Alagoas – isto é, à sua candidatura ao Senado. Acrescentou que teria sido usada pelo partido na campanha presidencial.

Uma atitude absolutamente individualista, coerente com o seu comportamento na campanha presidencial, que privilegia sua campanha, que lhe garanta um mandato, independentemente do desempenho do seu partido. Já na campanha para vereadora, Heloisa Helena havia dito que o companheiro de bancada do mesmo partido tinha sido eleito sem mérito, pelos votos dela, que não merecia ter um mandato.

Não será de surpreender se ela fizer a campanha da Marina e, finalmente, se eleita, sair definitivamente do PSOL e se vincular ao PV ou a algum outro partido, ou, se não eleita, se retirar da política.

Uma triste sina de quem pretendia encarnar uma perspectiva mais radical do que o PT e construir um partido com essa perspectiva. Hoje falta ao respeito com o seu partido e com Plinio de Arruda Sampaio e toda sua trajetória de lutas na esquerda brasileira.

Publicado em Carta Maior e replicado pelo Blog do Miro

2 comentários:

  1. O que eu acho que o sader, em suas analises erra, é quando ele trata a verdadeira esquerda como direita.Ou seja não reconhece a "endireitada do pt".
    Mas dessa vez sader só não respeitou o PSOL e Plinio como foi coerente em relação ao tema HH...

    ResponderExcluir
  2. Carta aberta ao Emir Sader sobre Heloísa Helena: A triste sina de Emir Sader.

    Heloísa Helena, ao contrário de inúmeros ex-líderes petistas, é a única que construiu um partido.

    Se o projeto de Heloísa fosse indivivualista, ela teria permanecido no PT, uma fabulosa máquina de poder a qualquer custo, sejam via mensalões, destruição da natureza (vide Belo Monte), alianças espúrias com as forças mais conservadoras do Brasil (Sarney, Collor, Renan, Arruda), cooptação dos movimentos sociais.

    O projeto de Heloísa Helena é tão coletivo e superior que ela se negou a aceitar as benesses oferecidas pelo Lula e sua política corrupta. Credenciais políticas nunca faltaram à Heloísa Helena para se beneficiar individualmente, pois foi tanto líder do PT nos governos de FHC, quanto do Lula.

    O projeto de Heloísa Helena é tão coletivo que ela seguiu decisão da Direção do PSOL para negociar com Marina Silva. Portanto, Emir Sader, ou você está mal-informado ou você está de má-fé. Como todos os intelectuais de verdade que o PT tinha acordaram até o mensalão do Lula, infelizmente você age de má-fé.

    Como militante do PT, você poderia usar sua astúcia para nos explicar toda a política de conciliação de classes que o PT opera. Como explicar que valores astronômicos em todos os orçamentos do Lula são transferidos para os banqueiros e rentistas? Como explicar a recorrência de modelo de desenvolvimentismo que privilegia grandes contrutoras associadas ao grande capital? Como explicar as alianças espúrias que o PT faz com as forças mais conservadoras do país? Como explicar que o Brasil volta a ter nos bens primários a maior parte de nossas exportações? Como explicar o apoio ao latifúndio em detrimento do pequeno produtor e da reforma agrária?

    Emir, é sempre mais fácil maldizer os outros do que explicar os fatos que envolvem o PT.




    Marcello Barra é administrador (USP) e mestre em Sociologia (UnB). É pesquisador do grupo "Ciência, Tecnologia e Educação na Contemporaneidade", da UnB.

    --
    Maestro Jorge Antunes: Não rouba e não deixa roubar
    # Blog do Jorge: jorgeantunespsol.blogspot.com
    # Site do Jorge: www.jorgeantunes.com.br
    # Siga Jorge no twitter: twitter.com/jorgeantunes
    # Facebook do Jorge: www.facebook.com/profile.php?id=100001064636101
    # Orkut do Jorge: www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=8289836551785650763
    # Youtube do Jorge: www.youtube.com/user/jorgeantunespsol
    # Álbum de fotos: http://www.flickr.com/photos/jorgeantunes/

    Edleuzo: Estou com você! Para combater a corrupção em Brasília/DF, vamos precisar de todo mundo.
    # edleuzocavalcantedf.blogspot.com
    # twitter.com/edleuzodf
    # www.flickr.com/photos/edleuzocavalcante
    #www.facebook.com/profile.php?id=100001060712361


    Siga o Wellington: educação, serviço social e família militar em Brasília.
    # Blog: wellingtonrodriguesdf.blogspot.com
    # Twitter: twitter.com/wellington_df
    # Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100001053814503
    Palavras-chave: pobreza, miséria, mobilização, cultura, política, Brasília, Brasilia, DF, combate, corrupção, corrupcao, ética, etica, lazer, garantia, direito, ministério, público, educação, universidade, UnB, Ddiversão, eleições, eleição, roubar, roubo, mobilização, sociedade, participação, organização, políticos, plano, piloto, lago, sul, norte, asa, guará, cruzeiro, sobradinho, 1, 2, sudoeste, sia, saan, reitor, taguatinga, ceilândia, planaltina, estrutural, candangolandia, candangolândia, nucleo, núcleo, bandeirante, gama, santa, maria, paranoá, paranoa, planaltina, brazlândia, brazlândia, p sul, norte, samambaia, varjão, cruzeiro, smu, novo, velho, necessidades, especiais, criança, crianças, crianca,trabalho, social, política, politica, social, comunidade, carente, socializacao, socialização, jovens, especiais, marginalizado.

    ResponderExcluir