quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Frutífero diálogo de Raúl com Lula


O presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros, general-de-exército Raúl Castro Ruz, e o presidente da República Federativa do Brasil, Ex.mo Sr. Luis Inácio Lula da Silva, tiveram um diálogo frutífero na tarde da quarta-feira, no Palácio da Revolução, como parte da visita de trabalho do máximo dirigente da irmã nação sul-americana ao nosso país.

O encontro decorreu conforme o ótimo estado das relações bilaterais e a sólida amizade que une os povos de Cuba e do Brasil. Os dignitários conversaram sobre os desafios que os os dois países enfrentam. Além disso, exprimiram satisfação pelo desenvolvimento sustentável da colaboração entre o Brasil e Cuba em diversos setores, designadamente, no econômico, e a decisão de continuar ampliando-a.

Raúl salientou o papel decisivo do Brasil no presente e no futuro da região. Lula, de sua parte, expressou alegria pela quarta visita que realiza a Cuba desde sua eleição como presidente.

Marcaram também presença o vice-presidente do Conselho de Ministros, Ricardo Cabrisas Ruiz; o ministro das Relações Exteriores, Bruno Rodríguez Parrilla; o ministro do Comércio Externo e Investimento Estrangeiro, Rodrigo Malmierca Díaz, e o embaixador de Cuba no Brasil, Carlos Zamora Rodríguez.

Pela parte brasileira, assistiram o ministro da Defesa, de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, de Desenvolvimento Agrário e chefe da Secretaria de Comunicação, Nelson Jobim, Miguel Jorge, Guilherme Cassel e Franklin Martins, respectivamente; o vice-ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, o assessor especial da Presidência, professor Aurélio Garcia; e o embaixador do Brasil em Cuba, Bernardo Pericás.

4 comentários:

  1. Lula perdeu ontem uma grande oportunidade de entrar definitivamente no rol dos grandes momentos da história mundial. Era uma oportunidade única que foi desperdiçada. Que pena!

    Sorte ou azar, o certo é que nosso pop presidente desembarcou em Havana bem no dia da morte do preso político Orlando Zapata Tamayo, 42, que morreu de fome. O cabra conseguiu ficar 85 dias sem comer. Raúl Castro - ao lado de Lula - fez ontem algo que nunca faz, se antecipou às perguntas dos jornalistas estrangeiros e disse: "Foi condenado a três anos, foi levado aos nossos melhores hospitais, morreu. Lamentamos muito. Isso se deve à confrontação que temos com os EUA, temos perdido milhares de cubanos".

    Desde que me conheço como gente ouço a mesma desculpa. Tudo é culpa dos EUA. O cabra morre numa prisão cubana e a culpa é dos EUA!

    E quando nosso pop presidente foi chamado a se manifestar foi logo dizendo que nunca recebeu convite da oposição cubana para audiência:
    "Não recebi nenhuma carta [em referência a carta que presos cubanos disseram ter enviado]. As pessoas precisam parar com o hábito de fazer carta, guardar para si e depois dizer que mandaram."

    Bela oportunidade perdeu o nosso pop presidente para fazer uma declaração justa, humana e solidária. Preferiu silenciar, sair pela tangente, foi covarde. Imensamente covarde e medroso.

    E nós brasileiros ainda temos de ouvir o ministro chefe das declarações ambíguas e hipócritas da presidência: Marco Aurélio Garcia, que está em Cuba com Lula, disse, sobre a morte de Zapata, que "há problemas de direitos humanos no mundo inteiro".

    É dose.

    ResponderExcluir
  2. O cara tá preso só porque não gostava do regime em Cuba? Que historinha bem mal contadada essa, hein!? Ao melhor estilo reportagem enganosa da nossa imprensa direitosa. Estive em Cuba a pouco tempo e quando encontramos pessoas que não gostavam do regime (o que era raro), elas conversavam livremente com a gente. Estranho, né? Com certeza, esse preso político tinha envolvimento com o apoio financeiro que o governo americano oferece a quem quiser atentar contra Cuba e a revolução. Outra coisa que me intriga muito, é porque ninguém exige a liberação de presos políticos dos EUA, como os 5 cubanos ou então os outros tantos encarcerados em Guantanamo e outras bases? E ainda há pessoas com acesso a outros meios de informação que se deixam enganar pelos nossos meios de grande alcance...
    É dose.

    ResponderExcluir
  3. É dose mesmo.
    Outra coisa, como é que alguém sem "assistência médica alguma" fica vivo 85 (85!!!)dias sem comer?
    Depois escreverei sobre isso.

    ResponderExcluir
  4. "Desde que me conheço como gente ouço a mesma desculpa. Tudo é culpa dos EUA. O cabra morre numa prisão cubana e a culpa é dos EUA!"

    Se o cara morre em Guantanamo é culpa mesmo dos EUA. Nesse caso do Zapata tambem, pois é a mafia cubana que incita esses caras a atentarem contra o estado cubano. Se os EUA nao fossem coniventes com essa situação jamais isso teria acontecido. Ademais ZAPATA nunca exigiu liberdade, a greve de fome foi feita porque ele queria cozinha, TV e telefones particulares.

    ResponderExcluir