quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

RBS: Distorção da verdade, sem dilema algum

Na notícia intitulada "O Dilema dos Órfãos" o Click RBS - site do maior grupo de mídia do sul do Brasil - discorre acerca do drama das crianças órfãs do Haiti e fala sobre os planos que países como os Estados Unidos têm para elas.

Não bastasse o caráter profundamente acrítico da curta matéria (afinal, num país "de ninguém" como o Haiti, quem garante que não está instalando-se um esquema de comércio - aos moldes do que ocorre na África - em torno disso?), o site nos brinda com uma versão sacana de um fato ocorrido em Cuba logo após a revolução: A Operação Peter Pan.

Segundo a RBS, a dita operação teria levado 14 mil crianças desacompanhadas de Cuba para os EUA em 1960.Medida semelhante poderia ser posta em funcionamento no Haiti.

Para tratar do tema dos órfãos haitianos, exemplifica-se o caso dos "desacompanhados'' cubanos.

O que o meio eletrônico da família Sirotsky não fala é que a ''Operação Pedro Pan" foi uma das mais agressivas medidas de guerra psicológica contra a população cubana:

A CIA, com a finalidade de espalhar terror, espalhou o boato de que crianças com mais de 3 anos de idade seriam retirados de seus pais e enviados para creches do estado, o novo goveno "iria acabar com o pátrio poder".


Como se sabe, a revolução nunca questionou o pátrio poder.

Tomados pela histeria, milhares de famílias da classe média enviaram seus filhos para os EUA, alguns nunca mais iriam reencontrá-los.


Em uma de suas reflexões, Fidel relembra o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário