terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Novo Banco Público na Venezuela

O presidente venezuelano, Hugo Chavez, inaugurou nesta segunda-feira o banco público Bincentenario, que reúne as entidades financeiras Confederado, Bolívar Banco, Central Banco e Banfoandes, três das quais foram recentemente nacionalizadas por supostas irregularidades.
"Nasce o banco Bicentenario (...), banco universal para o socialismo, para o desenvolvimento, para a vida", disse Chávez em um ato público transmitido em rede nacional.
"Estamos começando com o que um banco deve fazer: atender ao público", acrescentou o presidente, ao entregar créditos aos novos funcionários e clientes do Bicentenario.
A nova entidade bancária funcionará com mais de 5.000 funcionários em 387 agências em todo o país para atender a mais de 60.000 clientes, e contará com cerca de 50 bilhões de bolívares em depósitos (24 bilhões de dólares).
Três dos bancos que formarão o Bicentenario foram fechados pelo governo no começo de dezembro e posteriormente nacionalizados, devido a supostas irregularidades sobretudo na origem dos fundos e no crescimento de capital.
Desta forma, o papel do Estado no setor bancário se fortalece, e neste momento concentra mais de 25% do panorama financeiro nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário