segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Chávez convoca a V Internacional

"Yo creo que llegó la hora de que convoquemos la Quinta Internacional, y yo me atrevo a convocarla, creo que es una necesidad y me atrevo a pedir que la creamos, lo propongo: creo que está decidido"



Durante o "Encuentro Mundial de Partidos y Movimientos de Izquierda" o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, propôs a criação da V Internacional Socialista.
Já se passaram 145 anos da fundação da I Internacional, e no cenário atual, de crise capitalista, seria mais do que urgente a criação da quinta, para retomar o acúmulo das quatro Internacionais anteriores e para organizar a esquerda em nível mundial.
Chávez chamou todos à reflexão e disse que aguardava respostas acerca da organização da quinta.


Com certeza, se trata de uma iniciativa apropriada, já que o Forum Social Mundial é titubeante (em parte por seu caráter pluralista) em propor um encaminhamento desse tipo.
O capitalismo metamorfoseou-se, tendo uma face preponderantemente financeira, a grande massa trabalhadora já não encontra-se mais nas fábricas, a história provou que socialismo não é receita de bolo (russo), o Stalinismo não é mais o problema central e a América Latina é o lugar certo para o surgimento de uma nova alternativa.


Veja o vídeo da TeleSUR




Na Práxis, com informações de VTV, e TeleSUR

Nenhum comentário:

Postar um comentário