sábado, 12 de fevereiro de 2011

Acontecimentos no Egito fomentam o perigo do fundamentalismo cristão

Sim, caro leitor do Blog Na Práxis, o título pode paracer confuso, mas dêem uma olhada no texto abaixo, replicado por um portal evangélico brasileiro, acerca de uma provável aparição da figura bíblica de um dos "cavaleiros do apocalipse" no meio de uma batalha campal no Cairo.


Irei tecer meu comentários no meio do texto, em negrito.
 

Suposto "cavaleiro do Apocalipse" aparece em vídeo de protesto no Egito

Uma misteriosa figura foi vista nos noticiários de TV durante exibição de uma reportagem sobre mortes ocorridas nos protestos do Egito. Rapidamente muitos telespectadores passaram a questionar: “Seria este o quarto cavaleiro do Apocalipse?” 

Muitos quem, cara pálida? Os cristãos fanáticos, que têm horror ao oriente?
As imagens foram gravadas pelo canal Euronews e retransmitidas posteriormente pela MSNBC, pela CNN e chegaram rapidamente ao YouTube. 

E  a velha mídia corporativa segue levando o horror às casas dos incautos e incultos telespectadores ocidentais.
Entre a multidão de manifestantes e barricadas, o vídeo mostra uma figura fantasmagórica que para alguns lembra um cavaleiro montado em um cavalo amarelado. Ele permanece por alguns instantes na tela antes de aparentemente voar sobre a cabeça dos manifestantes. 

Isso só pode ser uma piada, o tal "cavaleiro" só se move quando a câmera também o faz. A figura fantasmagórica é um efeito visual.
Vários sites e foruns cristãos na internet têm debatido o assunto nos últimos dias. 

Mas é falta do que fazer mesmo.
 
Enquanto alguns alegam que trata-se apenas de um reflexo na lente da câmera, outros creem ser um sinal divino. Para comprovar isso, citam um texto do livro de Apocalipse: “Então vi um cavalo amarelo, e o nome daquele que o montava era Morte. E seguia atrás dele outro cavalo, e o nome do que montava neste era Inferno. Eles receberam domínio sobre a quarta parte da terra para matar pela guerra, pela fome, pela doença e por intermédio dos animais selvagens da terra” (Ap 6.8, NBV). 

Inferno é o fanatismo.
A estranha figura pode ser vista a partir de 1:17 do vídeo abaixo:




Há quem diga que trata-se de uma montagem feita por computador para gerar pânico. Mas no site da Euronews é possível ver que as imagens que estão no YouTube não são diferentes das que foram ao ar na semana passada. Por outro lado, alguns estudiosos de profecias têm ligado essa imagem às recentes mortes misteriosas de animais em diversas partes do mundo.

Estudiosos de... profecias? A que morte de animais eles se referem? À morte dos peixes na costa africana, por conta do lixo ilegalmente despejado por navios europeus e estadunidenses?

O que parece ter aumentado a convicção em determinados setores cristãos é um vídeo gravado poucos dias antes da aparição do “cavaleiro”. A autointitulada profetisa Cindy Jacobs convocou igrejas de todo o mundo a orar e jejuar pelo Egito. Ela disse ter recebido uma revelação de que Satanás estava naquele país instigando as massas e tentando provocar uma Terceira Guerra Mundial.

Urgent Call to Prayer for the Middle East - 02/03/11 from Generals International on Vimeo.

Bando de malucos, são fanáticos desse tipo que defenderam a invasão do Iraque, e advogam por uma "cruzada civilizatória" no Oriente Médio.
E redes, como a CNN, que demonizam a Irmandade Islâmica (organização política de oposição no Egito), dão eco a esse tipo de coisa.
E depois são os árabes os bárbaros fundamentalistas.

Um comentário:

  1. EU VI! Só que não era um cavalo, era um camelo. Mas foi derrubado pelos manifestantes, e foi o apocalípse pra ele.

    ResponderExcluir