quinta-feira, 8 de abril de 2010

Maoístas reagem e causam 76 baixas aos militares indianos

Influência estimada da guerrilha maoísta indiana

A guerrilha maoísta reage à ofensiva brutal dos corpos de segurança dos estado indiano e, em combate, causa 76 baixas fatais à repressão, segundo as próprias fontes do governo.

Embora a mídia mundial foque sua atenção apenas nas tensões entre a Índia e os países vizinhos, há 43 anos a insurgência de tendência maoísta faz a sua luta contra a brutalidade do estado entreguista e do regime de castas indiano, que sustenta as oligarquias locais e fornece força de trabalho barata às transnacionais. 




Apesar dos investimentos enormes em tecnologia militar e da política de ofensiva denominada “Caça Verde”,os órgãos de segurança indianos não conseguem sufocar os rebeldes, e, pouco a pouco, começam a perder terreno, tendo em vista o crescente apoio popular (inclusive dos chamados dalits - intocáveis) aos guerrilheiros no interior do país.
Na Índia, os guerrilheiros maoístas são conhecidos como naxalitas, por conta de seu surgimento a partir de um levante no pequeno vilarejo de Naxalbari.
Todo caso, o surgimento da guerrilha de tendência maoísta tam relação direta com o racha do Partido Comunista da Índia em 1967.

Com informações de Reuters e Naxal War

2 comentários:

  1. É impressionante como a gente sabe muito pouco da Índia, nem sabia que tinha maoistas por lá. Sei por alto que eles tem um PC, que é até tradicional, sei também daquele M N Roy, que bateu boca com o Lenim no 2º Congresso da 3ª IC, mais não sei. Que foto sensacional essa do seu blog hein...
    abs!

    ResponderExcluir
  2. Pois é...tem pessoas lutando em vários cantos do mundo e, na maioria das vezes, a gente nem sabe.
    Essa foto é demais mesmo!É uma montagem feita nos anos 20, com operários da construção civil em Nova Iorque.

    Abraços

    ResponderExcluir