segunda-feira, 29 de junho de 2009

Mídia Golpista: Segundo Wall Street Journal, Honduras está salva do Chavismo





Como este Blog já havia mencionado em postagens anteriores, não obstante o golpe de estado realizado em Honduras ter tido péssima repercussão internacional , o oligopólio midiático segue relativizando o acontecimento:

A mídia brasileira segue dando mais repercussão à violência que acontece nas ruas iranianas por conta de, ao que tudo indica, mais uma tentativa de revolução colorida (lembram da "revolução laranja"que colocou um pró-americano no poder lá na Ucrânia?) em país não alinhado com os interesses dos Estados Unidos, do que à violência contra a população de Honduras, executada pelos golpistas deste pobre país caribenho. Não bastasse isso, seguem produzindo machetes e análises de acordo com as 4 regras básicas a serem seguidas pelos celetistas do oligopólio:

1. "Aliado de Chávez é deposto"
2. "Presidente de Honduras desrespeitou o poder judiciário do país e encaminhou referendum sobre reeleições sucessivas"
3. "Aliado de Chávez, que tentava mudar constituição sem permissão do judiciário, encontra-se fora do país alega que supostamente não teria renunciado"
4. "Sucessão forçada em Honduras"

O que o oligopólio hondurenho está fazendo é coisa de república bananeira, manifestantes legalistas transformaram-se em "violenta turba pró Zelaia", massacre virou "confronto" e por aí vai.

Mas veja só o que diz um artigo assinado por uma jornalista que faz parte do conselho editorial do Wall Street Journal repercutido pelo jornal apoiador do golpe El Heraldo:

''Honduras defende sua Democracia"

Preparem seus estômagos, pois sobra até pra HIllary Clinton, vou reproduzir apenas o trecho inicial:

La campaña de Hugo Chávez para forjar una coalición sufrió un revés ayer cuando las Fuerzas Armadas de Honduras derrocó a su presidente por abusar de la Constitución del país.

Al parecer, el presidente Manuel Zelaya calculó mal cuando intentó emular el éxito de su buen amigo Hugo en reformar la constitución hondureña a su gusto.

Honduras, sin embargo, todavía no está a salvo de Venezuela. Ayer, personas como Fidel Castro, Daniel Ortega, Hillary Clinton y, por supuesto, el mismísimo Hugo, presionaban al país centroamericano para que restaurara al autoritario Zelaya. La Organización de Estados Americanos (OEA), que pasó por alto los abusos de Zelaya, también lo quiere de vuelta en el poder. Será un milagro si los patriotas hondureños pueden mantenerse firmes.

E por aí vai, quem quiser ler todo artigo pode conferir o restante nos links mencionados.

O golpe foi tão mal visto que nem mesmo o governo estadunidense tem como apoiá-lo, já está operando uma volta de Zelaia mediante concessões à direita golpista hondurenha, um governo de "coalisão", resta saber se o presidente legítimo morde a isca ou não.

Ainda assim, a direita linha dura imperial defende abertamente o golpe e o festeja como um tapa no bolivarianismo, que cada vez mais cresce na América Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário